sexta-feira, 24 de maio de 2013

O EFEITO DA MÚSICA


O EFEITO DA MÚSICA
De acordo com a definição de Wikipédia,´´a música é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo``.Essa área da arte tem um efeito e um poder real sobre o corpo e a mente humana.
Eu sempre quis ser instrumentalista.Infelizmente,não teve grande oportunidade.Porém,eu ja participei como corista num coral evangelho.Naquela coral,eu fiz uma experiência incrivel.Um de meus pais tava muito doente.Naquele tempo me sentia muito mal.Eu tava desanimado,nao dava para comer,dormir,estudar... O unico momento eu me sentia um pouco melhor,foi quando eu cantava na coral.Foi como se fosse a minha tristeza não existia mais.Eu conseguia esquecer o meu problema aquando da repetição da coral.
Aquela experiência que eu teve com a música,me faz pensar que a música pode ajudar as crianças á aprender melhor,esquecendo as problemas sociais e familiares quando elas estão dentro da escola.Embora maioria dos pedagogos musicais defende que a música vale por si mesma e que é um erro tentar utilizá-la como meio para atengir outros fins,lembra Maria Helena Vieira,do Instituto de Estudo da Criança (IEC) da Universida do Minho.

33 comentários:

  1. É muito interessante esse efeito da música sobre as pessoas. Eu não li, mas parece que o neurologista Oliver Sacks escreveu um estudo sobre esse efeito da música!

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma discussão pertinente que foi realizada na disciplina eletiva EP814 com o professor Rogério. A arte por ela mesma ou a arte com fins educativos?

    Na discussão apareceram autores como Hanna Arendt que acreditava na arte por ela mesma. Com o modernismo e a semana de arte moderna em 1922 no Brasil, temos artistas como Mario de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Villa-Lobos e Tarsila do Amaral que defendem o uso da arte também como meio para alcançar determinados fins. Cabe refletir qual a sua posição sobre o assunto.

    Uma vantagem das Ciências Humanas é que poucas vezes temos o CERTO e o ERRADO. Temos a reflexão. Eu defendo a arte também como meio para alcançar determinado fim.

    ResponderExcluir
  3. O efeito da música é muito bom mesmo e ela está presente em tudo... Uma vez um professor de Matemática comentou sobre isso, dizendo que nosso corpo é constituído por água e as moléculas de água se alteram de acordo com o som (a música) que ouvimos. Não sei se é verdade ou viagem por parte dele, mas vale pensar... hahaha
    Só não vale música chiclete :P

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem! Concordo com tudo. Realmente a música nos faz muito bem, e na aprendizagem então ela é sempre bem vinda. Nos momentos de estudo podemos utilizá-la também, ouvindo música instrumental ou algo que seja "gostoso" de ouvir e que não vá atrapalhar.

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre gostei de ouvir musicas instrumentais antes de estudar. Isso me ajuda a parar de pensar em várias coisas, me acalma e me concentrar nos estudos. Aqui na minha cidade, Americana, as escolas aderiram a um projeto chama "Cantando e Crescendo" onde toda semana os alunos tem uma aula de musica com uma professora da área.

    ResponderExcluir
  6. Como musicista e educadora musical, acredito que a música tem seus efeitos por si mesma e ao mesmo tempo, não há problema usá-la para fins educativos, mas sempre retomando a questão do "saber apreciar" a música.
    Diversos estudos apontam para ambos lados, por isso é papel do educador compreender quais são as melhores formas de utilizar a música no contexto de sala de aula valorizando suas características para que ela não seja somente um "plano de fundo", mas que seja sentida, vivida e que possa "tocar" as crianças assim como o Oreste foi tocado!

    ResponderExcluir
  7. Quando vc escreveu sobre como a música pode ajudar as crianças a esquecer um pouco seus problemas, lembrei imediatamente de um aluno do quarto ano que, durante as aulas, era totalmente apático, e muitas vezes até apresentava comportamentos depressivos. Mas quando ele estava na aula de música, ou durante uma apresentação de música, a mudança de seu comportamento era surpreendente! Ele ficava alegre, sorrindo o tempo todo, interagia mais com os colegas. Então eu concordo plenamente com vc!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que a música pode ser tanto um fim quanto um meio...
    Dou aula de Inglês e utilizo música em grande parte das minhas aulas com as crianças. Elas servem para saber que atividade irá acontecer, memorizar o vocabulário trabalhado, se divertir, apreciar etc.

    ResponderExcluir
  9. É interessante se pensar no poder da música, que alcança lugares em que a aprendizagem muitas vezes não adentra.
    Já utilizei este recurso como calmante em momentos de maior agitação pessoal ou junto às crianças e não sei explicar, pois me parece que alguns sentimentos só são traduzidos por lindos versos de uma canção, trazendo uma compreensão que esta além da razão.
    Agrada-me ter contato com a sensibilidade de musicistas e poetas, da mesma forma proporcionar este momento às crianças.
    Tendo em conta que aprendemos constantemente, creio que ao ouvir uma bela canção isto não é diferente!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ao ler pensei muito em minha pratica como estagiária, pois tenho uma turma de quatro anos, eu e a professora estávamos com bastante dificuldade em ater a atenção da turma, até que um dia a professora teve a ideia de colocar uma musica enquanto pedia para as crianças sentarem na roda, as crianças foram sentando, a princípio ainda agitadas, mas aos poucos foram se acalmando. Conforme os dias foram passando cada vez que colocávamos a musica as crianças passaram a se acalmar e nos ouvir melhor.
    Assim, fizemos da música um meio e agora sempre ouvimos, não só com este sentido, mas também como diversão. Como a professora notou o interesse das crianças quanto a música agora sempre ouvimos e as crianças gostam de brincar a forma delas, dançando ou apenas ouvindo enquanto brincam.

    ResponderExcluir
  11. A probabilidade de conhecermos alguém que não goste de música é quase nula. A música deixa marcas em nossa vida, Seja de algum desenho, de algum episódio com nossas amigas ou algum momento romântico como namorado. Ela nos envolve por completo, nos anima, nos ensina. Levar a música como um elemento da aprendizagem só tem a enriquecer a ambiente escolar.

    ResponderExcluir
  12. Não conheço sobre o ensino de música, pois não o tive na minha educação (escolar e familiar) os recursos disponíveis, do mais sei tocar um DO-RÉ-MI-FA hahaha. Porém, na história da música há relatos de que é importante e surti resultados desde quando uma mãe gera o seu bebê na barriga (isso acontece com leituras em voz alta também), mas não tenho um ponto de vista em relação ao assunto, justamente por ser uma "analfabeta-musical" (?).
    Mas essa história da música tomou uma proporção tão grande nos últimos anos que aqui no Brasil a o ensino musical deve existir na escola pública, mas nem sempre é isso que vem acontecendo. Por exemplo, tanto no meu estágio de ensino fundamental nos anos iniciais (terceiro ano) e também na educação infantil em nível de pré-escola (grupo 5 anos) em Jundiaí, a música na escola, se baseia no material do grupo "Palavra Cantada" que é entregue para todos os alunos todos os anos mas é só isso, mas que na verdade deveria ser trabalhado com as crianças. Em contrapartida, quando fiz o estágio de gestão na educação infantil (creche meio período para grupo de 3 anos) acompanhei alguns cursos de formação musical para professores e coordenadores e como trabalhar com as crianças o material oferecido pela secretaria municipal de educação, e nesse contexto ela trabalhava com timbres com sequência, super legal, achei muitissímo interessante, mas não posso afirmar que a prática acontece pois não acompanhei esse o processo.
    Mas ta aí, falta curso de formação musical para professores, falta a prática musical existir na escola, e não apenas levar o material embora pra casa.
    Mas acredito sim, que a música responde por si só e que ela pode enriquecer o aprendizado das crianças e também de adultos!

    ResponderExcluir
  13. Para facilitar a aprendizagem de nossos alunos, toda a tentativa é válida!
    A música oferece muitas possibilidades, de acalmar, agitar, estimular, promover a concentração, ritimar, divertir, acalmar, dentre outros.
    Sempre que possível a utilizo na sala de aula!

    ResponderExcluir
  14. Assim como na disciplina de estágio meus conceitos sobre a leitura em sala de aula foram mudados, principalmente a partir da ''leitura fruição'', acredito que da mesma forma possa acontecer com a música. Dependendo do sentido e da importância que você, educador, dá à ela e como a combina com o conteúdo e também no sentido de tocar de fato a alma da criança (este é um dos efeitos da música) acredito que vale e muito a pena incorporá-la nas aulas.

    ResponderExcluir
  15. Para mim, a música tem um efeito e um valor indescritível, assim como para a gigante maioria das pessoas.
    Música na sala de aula? Indispensável e produz um efeito quase mágico nas crianças e no cotidiano escolar.

    ResponderExcluir
  16. A música transmite um sentimento diferente a cada um. E utilizá-la como instrumento para uma atividade escolar é muito bacana! Por que não utilizar uma linguagem da arte para facilitar a aprendizagem, estimular a imaginação e deixar o trabalho fruir melhor?

    ResponderExcluir
  17. Passei por uma experiência interessante que se assemelha ao texto descrito no post. Estou no quarto ano de pedagogia e sempre vim para a faculdade de carro, sempre trazendo caronas. Em muitos dos dias minhas caronas terminavam as aulas muito depois que eu e assim, eu as esperava no carro. Meu carro não tinha rádio e aquela espera era horrível. Neste ano, consegui comprar um rádio para o carro, e por incrível que pareça, meu humor mudou totalmente. Espero minhas caronas tranquilamente e me sinto muito melhor.
    Considero que esta experiência, que parece muito pequena e boba, exemplifique um pouco do grande poder da música, e concordo totalmente com a utilização da música em sala de aula sendo esta utilizada como "a arte pela arte" ou como um instrumento de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. A música é mesmo mágica, em todas as idades, dizem que até para os bebês dentro da barriga.
    A música na sala de aula anima o ambiente, ajuda a educar o corpo, não para o disciplinamento, mas para a expressão humana. Sem falar que pode ajudar no desenvolvimento infantil, tanto quando dançada, cantada, declamada, escrita, tocada.
    Nesse sentido acho que foi muito importante a inclusão do ensino de musica nas escolas. Arte não pode faltar!

    ResponderExcluir
  19. É isso mesmo, a música não se resume numa arte, ela é um meio de comunicação, expressão, socialização, interação, entre tantas outras coisas. Não só o canto, mas a utilização de instrumentos pode ajudar a coordenação motora da criança, além da concentração e disciplina.
    Ela contribui com a educação de diversas formas, com a lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas espero que um maior acesso a essa arte seja atingido.

    ResponderExcluir
  20. A música realmente é algo que sempre foi muito presente em minha vida. Se faz tanta diferença em nossas vidas, cotidiano, emoções, não vejo porque não ser uma pratica a ser sempre expandida e a escola me parece um lugar bem apropriado para isso. Existe a oportunidade de compartilhamento, conhecimento de coisas novas - ritmos, cultura, emoçoes, POSSIBILIDADES. Legal o post!! E vamos viver a música! Mais e sempre!

    ResponderExcluir
  21. Também tive fiz parte de coral religioso quando era criança pois sempre gostei de cantar, mas o que eu sempre quis foi aprender a tocar algum instrumento, e isso ainda não realizei.
    Apesar de também acreditar que a música vale por si mesma, acho que toda criança deveria ter contato com a música na escola... todos os tipos de música! A escola muitas vezes vai ser o único lugar em que o aluno vai ter contato com culturas diferentes da sua, e só por este motivo, já vale a pena proporcionar essa experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ia no coral da igreja, e era sensacional. Também tenho a frustração do instrumento, hahahaha. Mas é isso mesmo, olhando pra minha turminha do coral e vendo como nós éramos crianças muito felizes, animadas, participativas, tudo isso que o que o contato com a arte proporcionava, não há dúvidas de que em espaços formais e não-formais de educação ela gera efeitos muito positivos, não só pra aprendizagem em si, mas pra uma apreciação estética, convívio social, sensibilização, etc.

      Excluir
  22. Como você disse, a música realmente tem grande efeito sobre nossos corpos e mentes, por isso é tão importante pensar nela junto com a educação.
    Sobre esse assunto, um livro que parece ser interessante é "O ouvido pensante" de Murray Schafer.

    ResponderExcluir
  23. Nossa, a música muda MESMO a vida das pessoas, interfere positivamente na aprendizagem e eleva a auto-estima. Conheci uma moça que mora na França há 20 anos, e trabalha a música com pacientes com problemas mentais de leve a severo. Eles ficam num hospital psiquiátrico, e saem somente nos dias que tem aula de música, mas desde que começaram a fazer aula, melhoraram muito, inclusive voltaram a ter uma identidade. Tem uma paciente de 19 anos que sempre se identificava como: "Samanta, paciente do Hospital tal". Depois da entrada da música na vida dessa moça, ela passou a se identificar como: "Samanta, dançarina".A música pode beneficiar todas as pessoas, com doenças ou não. Então, que as músicas sejam bem-vindas ao universo escolar!

    ResponderExcluir
  24. Eu acho valida tanto a musica com um fim em si, quando como um meio, com alguma finalidade pedagógica. Eu pariticipei de um coral em uma fundação em que eu estudava e foi um experiência incrível, a sala de ensaios tinha uma atmosfera diferente do resto da instituição. É muito louco isso...

    ResponderExcluir
  25. A música para mim é algo que está mais voltado a apreciação. Nunca participei de nenhum coral. Teve uma época na minha adolescência que tentei tocar violão, mas foi um desastre, tenho problemas para trabalhar ritmos. Como tive essa lacuna na minha formação, penso o quanto é importante propor para as crianças músicas de variados ritmos, uma vez que a riqueza de ritmos propicia a mesma a possibilidade de escolher suas preferências musicais.

    ResponderExcluir
  26. Definitivamente a arte é aquilo que produzimos de mais lindo para o mundo!!! A música é a nossa essência! É expressão, é a revolta, é o amor, é a alegria, é a bobeira...é qualquer coisa! Mas é a aquilo que os seres humanos pensam, sentem, querem! Já tive muitos debates quando este é o assunto, principalmente quando falamos sobre boa música, música mais elaborada, erudita X popular! Pra mim se ela é a expressão, não importa como ela seja...Se alguém gostar dela, ótimo, curta, viva isso! Acho que cada um tem seu gosto, suas vontades e direito de ouvir o que quiser e inclusive produzir o que quiser!

    Liberdade de expressão!

    Liberdade artística! Já!

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito da abordagem da música como foi feita no post e realmente o efeito da música é muito bom. Existem vários estudos com relação a este tema, alguns até curiosos como: se uma criança escutar Mozart até o 7 anos provavelmente terá maior facilidade em Matemática.

    ResponderExcluir
  28. A relação da música com o nosso cotidiano é muito presente, acredito que ela é capaz de influenciar muita coisa além da educação...
    uma vez vi uma pesquisa que analisava as músicas de jogos de vídeo game, que é algo usado pela maioria das crianças hoje, mostrando as sensações e sentimentos que ela podia causar em uma partida de um jogo.

    ResponderExcluir
  29. Realmente, a música é um meio muito interessante de agir sobre o mundo e até mesmo "moldar" comportamentos.
    Trabalho como auxiliar de classe e minha professora sempre esta cantando os mais variados tipos de música. Lembro-me que uma vez ela estava cantando e a sala acompanhando, menos uma menina que chorava muito, perguntamos para ela o que estava acontecendo e ela disse 'Nada, é que essa música da uma coisa no coração', desse dia em diante valorizo muito mais a música em sala de aula do que valorizava antes dessa exepriencia.

    ResponderExcluir
  30. A música nos influencia não só psicologicamente ou socialmente (através de identificação cultural)... A música age nas nossas moléculas... Nos modifica fisicamente. A musicoterapia, por exemplo se vale dessa propriedade para fins terapêuticos. Sugiro uma rápida olhada por esse site http://www.ouvirativo.com.br/?page_id=74 que encontrarão diversas coisas impressionantes ebacanas sobra a música e/ou o som!

    ResponderExcluir
  31. A música desperta sentimentos e emoções, é também uma forma de linguagem que as crianças gostam muito. É muito interessante utiliza-la para o trabalho pedagógico, só que esqueceram de coloca-la na formação do professor, e para não fugir da rotina ele vai ter que se virar para dar conta desta importante ferramenta no aprendizado.

    ResponderExcluir
  32. Existem diversos exemplos do uso da música como forma de trabalho social. A que eu mais me identifico e até me emociono é a Playing for Change. Dá uma olhada no vídeo abaixo e depois me fala o que achou!
    http://www.youtube.com/watch?v=Us-TVg40ExM

    ResponderExcluir