Vemos em sala de aula a
dificuldade cada vez maior dos alunos quanto à produção de texto. Isso pode
estar relacionado, à enorme possibilidade de acesso a informação que os quais
possuem hoje em dia, através, principalmente, da Internet. Isto representa um
empecilho ao desenvolvimento, por parte dos alunos, de uma percepção crítica do
mundo, na medida em que “não estabelecem as necessárias conexões entre os fatos
presentes com suas causa e consequências”. Ai está, sobretudo, o papel do
professor em estabelecer essas relações para, com isso, levar o aluno a
construir conhecimentos. Nesse sentido a linguagem cinematográfica pode servir
como ferramenta para construção dessas relações, pois apresenta um outro olhar,
linguagem e sentidos para a compreensão de fatos e acontecimentos, o que pode ser
utilizado pelo professor para auxiliar na produção de texto dos alunos. Para um
maior aprofundamento do assunto indico a leitura do texto: “CINEMA E EDUCAÇÃO:
POSSIBILIDADES, LIMITES E CONTRADIÇÕES”. Para acessá-lo, clique aqui: http://setimaartefaeufmg.files.wordpress.com/2011/12/cinema-e-educac3a7c3a3o-possibilidades-limites-e-contradic3a7c3b5es.pdf
O cinema pode ajudar e muito na aprendizagem dos alunos, já que incentiva os mesmos utilizarem vários sentidos, novas interpretações e favorece diversas reflexões. Eu assistia a muitos filmes na escola, mas, pelas experiências atuais, acredito que esse instrumento de ensino não é tão utilizado hoje em dia. Uma pena....
ResponderExcluirTer o cinema como uma ferramenta a mais para a educação é muito válido. É um novo meio para professores e um atrativo para os alunos, que ficam entusiasmados quando levamos o cinema para dentro da sala de aula. É uma atividade que requer planejamento e objetivos claros, mas que com toda certeza contribui como uma nova linguagem para os alunos!
ResponderExcluirSim Gi, concordo com vc! Acredito que o professor deve ter um objetivo em relação a transmissão do filme em sala de aula, tendo em vista que este é somente um instrumento de trabalho. Com isso, cabe a ele deixar claro aos alunos o que pretende com a transmissão do filme, tendo em vista que este deve estar inserido em um contexto mais amplo para que não vire um instrumento de "tapa buracos" na rotina do professor. Por isso, tive a preocupação de trazer uma referência (como o texto indicado acima) que enfatiza essa questão, dando alternativas aos professores para pensarem em meios de utilização desse instrumento em sala de aula! Espero que ajude! Abços,
ExcluirSempre adorei as aulas em que um filminho pudesse auxiliar o conteúdo estudado em sala de aula. Acho que é muito proveitoso para o aluno uma atividade desse tipo.
ResponderExcluirMichelle
Sou suspeita pra falar, já que adoro cinema e é o meu tema de pesquisa! Mas considero a linguagem cinematográfica muito interessante para ser trabalha em sala de aula. Abre inúmeras possibilidades de trabalho e reflexões.
ResponderExcluirVou conferir o texto. Obrigada pela indicação!
Acredito que o cinema pode ajudar muito. Mas não como está sendo trabalhado nas escolas atualmente.
ResponderExcluirA professora passa um filminho para a galera e quando acaba não levanta discussão ou traz um assunto paralelo. NÃÃO, no lugar disso fala: escreva um fichamento sobre o filme, um resumo, uma sinopse e traga na proxima aula para nota.
POXA VIDA, aquilo que era legal e poderia ser motivo de reflexão se torna chato, cansativo, entediante e claro que motivo de cópia dos colegas.
Pois é. Mais uma arte sendo mal aproveitada da escola. Acho que além disso existe outro desafio para o uso de cinema como recurso de formação: o falso moralismo. Existe muito tabu ainda que encontra barragem nos portões das escolas. Noção de realidade(s), a vida, a formação pessoal, conscientização, problematização, infelizmente não são foco de muitas escolas/professores e, as vezes, um momento que poderia ser proveitoso para trazer próximo aos alunos, através do cinema, questões que permeiam a vida, acaba se tornando uma momento de 'mais do mesmo', futilidade infrutífera. Já vi a capacidade de compreensão das crianças ser subestimada na escola muitas vezes; a minha mesma nos tempos de estudante, e a de outros, já na vida adulta. A reflexão aqui é muito pertinente!
ExcluirO potencial da arte - em todas suas possibilidades de arte - é muito claro: capacidade de ruptura! De propor, desestabilizar, desnaturalizar! Por isso ela encontra tanta barragem no ambiente escolar, desejoso - equivocadamente - de padrão, reprodução e estabilidade (claro, sem pensar que isso seja um comportamento geral, apesar de muito comum), e por isso mesmo deve ser cada vez mais inserida nos espaços escolares.
O cinema é uma importante ferramenta, mas concordo com a Suelen, não é só fichar, resumir, escrever, e escrever. Quantas outras possibilidades! No meu ensino médio tinha um professor de português que para nos explicar "tempos verbais" de uma forma mais fácil, passava "Efeito Borboleta" e "Doniie Darko". Curtíamos muito e ainda ficávamos brincando com os tempos verbais na onda do filme!
ResponderExcluirAdoro cinema, filmes, acho que todos os cursos deveriam trabalhar um pouco com essa arte em sala de aula, já que há filmes de todo os modelos e estilos e para todos os gostos. Com o filme a gente também aprende, só precisa saber selecionar um bom filme e fazer depois dele uma discussão legal, debater. Gostei da dica do site que vocês trouxeram, obrigada!!!
ResponderExcluirCinema com certeza é uma ferramenta que ajuda não apenas os alunos, como também os professores... tem filmes que, sozinhos, contam toda a história que queremos passar, mas que os alunos sentem dificuldade em imaginar, entender, enfim... Os filmes deixam tudo mais claro, mexe com o imaginário e pode, depois, servir para criação de enredos, textos, enfim...se o professor souber trabalhar com filmes, com certeza sua equipe terá um grande desempenho e aprenderão por gostar e se encantar pela matéria e, não por obrigatoriedade.
ResponderExcluirParece aceitável pensar que as pessoas são diferentes e que a aprendizagem ocorre também de forma diferente. Alguns estudantes necessitam de silêncio para estudar, outros fazem isso andando, falando, dançando, brincando, ouvindo música....é a mágica da diversidade na construção do conhecimento.
ResponderExcluirPelo Caminho da Arte, a “Leitura do Mundo” está proporcionalmente ligada com o que aquela determinada sociedade se apropriou anteriormente. Portanto o dançarino, o ator ou o músico, só despertará no público emoções e sentimentos anteriormente vivenciados.
Para a formação deste “novo” cidadão artista, seja ele o espetáculo, ou o espectador, é fundamental que a arte seja entendida não só como produção cultural, mas também como uma importante forma conceitual de linguagem e também, como área do conhecimento acadêmico.
Penso que o cinema é uma dessas artes!
Concordo com a Suelen!
ResponderExcluirNão só o cinema, mas diversos outros recursos vêm sendo utilizados de forma tão precária na escola que o que era pra ser algo rico e diferenciado, cai no massante dia-a-dia de atividades que pouco acrescentam à formação do aluno.
Em uma aula com a Professora Roseli Cação, perguntei à ela como um aluno se torna criativo, e ela me respondeu que é tendo acesso à literatura, ao teatro, ao cinema, enfim, a partir do contato com uma cultura rica nos tornamos cada vez mais criativos e com um reportório cada vez mais amplo. Acho que esse deve ser o verdadeiro papel dessas ferramentas: proporcionar um enriquecimento cultural ao aluno!
Adoro filme, adoro cinema! Levar o cinema para dentro da sala de aula é tudo de bom!
ResponderExcluirEu adorava os professores que agendavam pelo menos 1 aula no semestre um filme que completava a trilha de conhecimento que estávamos formando.
Eu como aluna sei como é gostoso ter uma aula de filme, então como professora desejo sempre implementar minhas aulas com tudo de cultura, diversão e aprendizado que o cinema pode trazer.
Acho super interessante trazer recursos variados para a sala de aula, o cinema também é importante, pois traz consigo uma linguagem facilitadora e lúdica para transmitir a informação (dependendo do filme), mas são vários os pontos a se pensar no filme "qual? por que? como? entre outras questões..." e lembrar que nem todos os alunos vão interpretar como o professor quer... um outro fato que deve-se prestar atenção é na duração do filme, filmes muito longos além de atrapalhar as aulas de outra disciplina também cansam os alunos. Por isso, como educadores, temos que ter consciência na hora de passar o filme e trazê-lo na relação com o conteúdo, entra nesse ponto, a questão do planejamento não só para quando for apresentar o filme, mas também para todos os recursos a serem utilizados. Isso quer dizer que o filme deve ter relação com aquilo que o professor deseja transmitir, e não ser algo para passar o tempo sem que agregue conhecimento.
ResponderExcluirSou suspeita pra falar de cinema porque gosto muito! Concordo com todos os posts acima, filmes nos dá uma infinidade de possibilidades para serem trabalhadas, muito além de resenha/resumo. Além de apresentar cultura ao aluno, é possível trazer até eles realidades distantes e inúmeras reflexões acerca daquilo que vivemos a cada dia.
ResponderExcluirObrigada pela dica de texto!
Acho que todo recurso que seja previamente planejado e venha para dar um sentido na aula, ou seja, que venha para agregar ao conteudo e ao aprendizado é válido. Seja este garrafas pet, música ou um filme. Se este tiver um sentido e um propósito é bem-vindo pois traz ao aluno uma outra visão, uma profundidade maior. Assim como a Suelen disse, concordo plenamente. O que vejo em estágios são recursos caros e de ultima geração com muita tecnologia que apenas ''tapam buraco'' ou distraem as crianças, fazem elas passar o tempo. O problema ou a solução não está centrado apenas no recurso, mas sim no uso que se fará dele.
ResponderExcluirAcho o cinema, uma ferramenta incrível para ser trabalhada dentro da sala de aula e não apenas como mote para discussão e produção de texto,penso que há espaço para realizar pequenas produções com os alunos.
ResponderExcluirEu tive a oportunidade de estagiar em uma Escola de Cinema para crianças, a STOP MOTION de Paulínia e é incrível como as crianças vão mobilizando conhecimentos para realizar o filme. É claro que essa escola é toda preparada para isso, mas acredito que também há meios de se fazer um filme dentro da escola.
PS: Segue a vinheta de apresentação da escola STOP MOTION pra quem quiser ver : http://www.youtube.com/watch?v=AR6l-Lm0sA4
Que ideia fenomenal a união de cinema e educação. Ainda mais relacionado a produção de texto, que é considerado um dos pontos mais complicados do ensino fundamental no Brasil.
ResponderExcluirA união do cinema pode favorecer muitos pontos importantes na educação e cultura das crianças.
Acredito que cinema é uma arte muito atrativa e muito rica, que pode ajudar muito a educação.
Engraçado que ontem mesmo estávamos discutindo na disciplina de Escola e Tecnologias o quanto a televisão limita o pensamento, visto que a combinação de som e imagem nos dá algo concreto e não mais passível de imaginação. Em certos pontos, esse conceito faz sentido. Mas não podemos generalizar e nem concluir que, por exemplo, os livros são melhores que a tv e vice versa. Na verdade,eu acredito que a criança tem que ter contato com todas as formas de conhecimento, seja os transmitidos pela tv, pelo livro, gibi, rádio e etc. para que ela mesma vá criando assimilações sobre o que vê, ouve, sente e vivencia.. Porém, não devemos nos esquecer que nós, adultos, precisamos sempre mediar esse contato, a fim de que eles sejam uteis na formação dessa criança. Portanto, acredito que uma seleção minuciosa de filmes para os pequenos pode sim ser muito enriquecedor, bem como mostrar-lhes mundos diferentes ao que ele ve na televisão de casa.
ResponderExcluirExatamente!
ResponderExcluirComo muitos comentários acima acho que não só o cinema, mas musica, teatro, literatura, devem ser usados na educação como forma de "passar" conteúdo e estimular a criatividade no aluno, como a Nati falou!
Eu acredito que o cinema pode ajudar sim e muito em sala de aula.
ResponderExcluirÉ um recurso a mais que o professor pode lançar mão para exemplificar conteúdos, facilitar aprendizado entre outros.
Eu por exemplo tenho ótimas lembranças de professores e filmes que foram apresentados em sala de aula.
O cinema é algo importante para se trabalhar com os alunos em sala de aula, mas temos que tomar cuidado para não usa-lo somente como ferramenta, um simples aparato para passar o conteúdo.
ResponderExcluirO cinema é arte!
E é esse cinema que a escola carece, um cinema para sentir, um cinema para criar e pensar!
E não simples BlockBusters de hollywood!
Eu gosto muito da ideia de usar vídeos em sala de aula, e não só filmes, principalmente na educação infantil.
ResponderExcluirInfelizmente, podemos perceber que há muitas produções voltadas ao capitalismo, ou seja, se importam só em vender, vender, vender...
Mas sei que existem muitos materiais que podemos usar em sala de aula para complementar algum conteúdo ou sugerir alguma brincadeira.
Eu acredito que os pequenos são muito visuais. Por isso, as cenas trazem melhor a ideia do que queremos passar. E penso que é uma ótima ferramenta, mas que deve ser usada com moderação.
Concordo! Desde que haja intencionalidade ao passar certo filme... As vezes o filme serve pra tapar buraco... Isso e chato... Beijocas
ResponderExcluirAcho imprescindível o uso do cinema nas aulas. A formas de mídia se diversificaram bastante. Hoje não basta ler, apenas (muito embora acredito que deva ser amplamente fomentado e instigado o hábito da leitura. É inegável, as novas mídias chegaram e fazem parte da nossa cultura... A escola, a educação não só deve se valer dessa "nova" forma de mídia que é o cinema como deve preparar e possibilitar aos alunos que o encarem de uma forma crítica... Assim, acredito que além de apreender o conteúdo que ele possa vir a veicular é importante que fomentemos um olhar crítico para o mesmo para que o cinema não seja apenas um condicionante moral mas também um potencial emancipatório.
ResponderExcluirO cinema consegue, utilizando tanto o visual em movimento, quanto o sonoro, envolver de forma aprofundada o receptor da mensagem. Desta forma, consegue não só chamar completamente a atenção, o que já é um desafio quando se diz respeito à educação, mas também despertar interesse, curiosidade e até ser encarado de forma lúdica. Utilizar todo esse envolvimento para o ensino pode ser uma experiência única e inesquecível se bem utilizado. Não digo de programas ao estilo Telecurso 2000. Mas filmes como Lutero, A Paixão de Cristo, 300 de Esparta, Troia, dentre muitos outros que conseguem envolver e ensinar.
ResponderExcluirO cinema pode ser encarado de diversas maneiras: entretenimento, arte e ferramenta educacional. Com certeza esta última interessa ao professor, mas para isso ele precisará ter uma consciência crítica porque na tela, nem tudo que parece é: arte ou educação.E a responsabilidade no processo de ensino e aprendizagem é enorme.
ResponderExcluirAcredito que esta discussão não se desdobra apenas no cinema, mas em toda nova ferramenta. Acredito que o professor pode utilizar qualquer ferramenta para auxiliar a educação, mas deve ter cuidado para que o que poderia ser um momento de aprofundamento e de grande aprendizado não se torne apenas uma mera distração do cotidiano da escola. Desta maneira penso que o cinema também seja uma ferramenta útil e perigosa dependendo da maneira como é utilizada.
ResponderExcluir